21 de Junho – Dia Nacional de Controle da Asma
O que é Asma?
Asma é uma doença pulmonar inflamatória crônica, com episódios recorrentes de falta de ar, tosse crônica, chiado e aperto no peito; pode piorar à noite ou com atividades físicas. A gravidade da asma varia de pessoa para pessoa, sendo classificada como leve, moderada ou grave. É uma das doenças crônicas mais comuns, afetando crianças e adultos, sendo considerada um problema mundial de saúde. Estima-se que no Brasil existam aproximadamente 20 milhões de asmáticos.
Causas:
A causa exata da asma ainda não é conhecida, mas acredita-se que é causada por um conjunto de fatores: genéticos (história familiar de alergias respiratórias – asma ou rinite) e ambientais. Vários fatores podem desencadear
ou agravar a asma, tais como:
- Alérgicos; Infecção Respiratória Viral;
- Agentes irritantes (Fumaça em geral);
- Variação Climática;
- Alteração Emocional;
- Medicamentos;
- Exercícios.
Tratamento:
O tratamento da asma envolve médico, paciente e familiares, focando na identificação de fatores desencadeantes, especialmente em casa. A maioria dos pacientes usa medicações controladoras, para prevenir sintomas e crises, e de alívio, para quando há piora. As medicações controladoras reduzem inflamação e crises, diminuindo a necessidade de medicações de alívio.
Medidas de controle ambiental incluem:
- Manter o ambiente limpo e arejado;
- Limpar diariamente com aspirador HEPA e pano úmido;
- Evitar vassouras, tapetes, carpetes, cortinas e almofadas;
- Encapar colchões e travesseiros;
- Evitar animais dentro de casa.
Fontes:
Associação Brasileira de Asmáticos – São Paulo
Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia
Unafisco Saúde