26 de Junho – Dia Internacional de Apoio às Vítimas de Tortura
Marcando a luta contra a tortura desde 1997, a data reforça a importância da Convenção contra a Tortura e a necessidade de respeito à dignidade humana, destacando a história de resistência e a busca por justiça no Brasil e no mundo.
Objetivo
Além de apoiar as vítimas dessa repulsiva prática, combater a execução de atos de tortura por parte dos órgãos repressivos dos Estados. Segundo Ban Ki- moon, Secretário-Geral da ONU, em seu discurso referente à data em 2012, “todos os dias, mulheres, homens e crianças são torturadas ou maltratadas com a intenção de destruir sua dignidade e seu sentimento de valor humano. Em alguns casos, isto faz parte de uma política de Estado para fomentar o medo e intimidar a população.
Nesse sentido, uma principais ações com instituição dessa data é criar condições de amparo solidário, material e psicológico às vítimas de torturas e maus- tratos, principalmente através de apelos para que os Estados se prontifiquem a atuar para a erradicação dessa prática.
Frente a todas essas situações, a lembrança e o combate que estão revestidos na proclamação do Dia Internacional de Apoio às Vítimas de Tortura ainda se fazem necessários, até que práticas que ataquem a integridade física e a dignidade psicológica das pessoas não se façam mais presentes.
Fonte: mundoeducacao.uol.com.b