26 de Junho – Dia Internacional de Combate às Drogas
O uso dessas substâncias tem um grande impacto negativo para toda a sociedade, até mesmo quando falamos de drogas lícitas. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), “nas Américas, o uso de drogas surgiu como um contribuinte significativo tanto para a incapacidade quanto para a morte”. Ainda segundo a organização, observou-se “um aumento de quase três vezes nas mortes por transtornos causados pelo uso de drogas nas Américas entre 2000 e 2019”.
As drogas podem ser classificadas como lícitas e ilícitas. Drogas lícitas, como cigarro e bebidas alcoólicas, podem ser produzidas e comercializadas, mas com restrições, como a proibição de venda a menores de 18 anos. Drogas ilícitas, como cocaína, crack e maconha, são proibidas por lei, e sua produção e venda constituem crimes.
É crucial reconhecer os sinais de dependência e buscar ajuda profissional quanto antes. Amigos e familiares podem desempenhar um papel importante no apoio e incentivo ao tratamento. A conscientização sobre os perigos das drogas e a promoção de estilos de vida saudáveis são fundamentais para prevenir a dependência e ajudar aqueles que lutam contra ela a recuperar suas vidas. Juntos, podemos criar um ambiente mais seguro e de suporte para todos.
Fonte: brasilescola.uol.com.br