Este curso tem o objetivo de aprimorar seus conhecimentos teóricos e práticos nos cuidados com o recém-nascido formando profissionais comprometidos e mais preparados para o mercado de trabalho.
Total de 5 horas/aula
Aos sábados das 8 às 12h15
Aula expositiva e prática sobre o desenvolvimento e cuidados com bebês de 0 a 12 meses.
A idade de recém nascido dura até o 28 dia de vida, após esse período até o bebê completar seu primeiro ano de vida ele é chamado de lactente.
Período de recém-nascido
- Nesta fase a criança produz movimentos descoordenados
- Sobressaltos repentínos e tremores devido ao pouco desenvolvimento do sistema nervoso
- Quando chora sacode o corpo todo e move todos os membros
De 2 a 3 meses
- Move a cabeça para visualização do exterior
- Sorri quando balbuciado
- Emite sons
Aos 6 meses
- Movimenta a mão para pegar objetos
- Começa a reconhecer a mãe
- Começa a distinção entre rostos familiares e desconhecidos
- Brinca com as mãos
Dos 7 aos 8 meses
- Consegue se sentar sem apoio
- Movimenta objetos de uma mão para a outra
Aos 10 meses
- Primeiros movimentos bípede
- Se mantém em pé com apoio, mas não consegue se sentar
- Formata fonologicamente as primeiras palavras
- Arremessa objetos
Aos 12 meses
- Dá seus primeiros passos independente, melhora na inteligência motora e já consegue se levantar sozinho.
Eles choram pois é a única forma de se manifestarem. Pode ser por dor, calor, fome, fralda suja, cólica, posição desconfortável, irritação pelo barulho ou pela luz, cansaço ou falta de sono.Eles choram pois é a única forma de se manifestarem. Pode ser por dor, calor, fome, fralda suja, cólica, posição desconfortável, irritação pelo barulho ou pela luz, cansaço ou falta de sono.
Cabe a você aprender a acalmá-lo. Enquanto recém nascido, o “charutinho”, costuma deixa-los protegidos, o chiado imitando o som do sangue passando pelo corpo da mãe que é um barulho já conhecido, ambiente tranquilo com diminuição de estímulos como barulho e luz. A partir do quarto mês, a tendência é que o bebê chore menos. E para acalmá-lo, podemos utilizar o banho de ufurô, a shantala, músicas ou sons tranquilizantes ou que acalme o bebê.
As pessoas tendem a achar que o bebê chora por ter cólicas, mas as cólicas estão diretamente ligadas à alimentação materna nos casos em que o bebê é alimentado por seio materno exclusivo até o sexto mês de vida, ou, nos casos de leite industrializado, onde podemos segundo recomendação do pediatra, substituir o leite até encontrar uma marca que seja compatível com bebê, ele não terá cólica.
O melhor remédio para as cólicas é a oferta do seio materno, aquecer e aconchegar o bebê, aquecer com bolsa de água morna própria para bebês, aconchegá-lo no colo colocando barriga com barriga, ou segurá-lo como “aviãozinho”.
As trocas de fralda devem ocorrer com certa rotina, de forma que o bebê não seja incomodado constantemente . Quando houver choro, uma das razões pode ser a fralda suja, ou até mesmo a presença de soluços; do contrário, vamos montar uma rotina para o bebê de forma que antes da mada, para fazer com que ele desperte, vamos olha se a fralda esta suja, ao movimentá-lo, fazemos com que ele desperte, trocamos a fralda, ele mama ou fz a refeição, arrota sempre após cada refeição e dorme, assim, entramos em um ciclo.
O coto umbilical, vai ser limpo todas as vezes que trocarmos a fralda, pelo menos em um período de 7 a 10 dias, até a queda do conjunto coto umbilical e clamp com cotonete ou algodão embebido em álcool a 70%, lembrando que após a higienização, devemos fechar a frlada com o coto para fora dela. Após este período, vamos limpá-lo após o banho da mesma forma, porém, vamos secar o álcool.
No caso dos meninos, não é recomendado que se faça o exercício para fimose enquanto não houver recomendação da pediatra.
As meninas, possuem um massa branca na vagina entre os grndes e pequenos lábios; são hormônios que leam de 10 a 12 dias para desaparecerem. Em certos casos, eles ficam como um corrimento incolor, onde não se deve esfregar; procure realizar a higiene íntima com água morna e algodão, sempre de cima para baixo e de fora para dentro. Caso utilize toalhas umedecidas, dê preferência aquelas que não possuem álccol ou perfumes.
As pomadas contra assaduras são relevantes, umas vez que vão trocar de 8 a 9 fraldas por dia, porém, caso vá utilizar dê preferência para aquelas com indicação para recém nascidos.
Orientação quanto a temperatura da água entre 36º a 37,5ºC, banheira com um palmo de água; manter separado todo material necessário para banho e troca do seu bebê.
Orientação quanto ao banho de ufurô; que é um banho relaxante, podendo ser realizado até 3 vezes na semana, onde não é eficaz para higiene do bebê e sim para promover relaxamento. É um banho rápido com duração entre 10 e 20minutos, onde mantemos a temperatura da água agradável, sempre entre 36º e 37,5º, podendo colocar algumas gotas de óleo de amêndoas para bebês e realizar massagem nos braços e cabeça do bebê.
Higienização do coto umbilical ou do umbigo.Orientar que cai de 7 a 10 dias, higienizar com cotonete ou algodão e álcool 70% e posterior a queda do coto, proceder da mesma forma porém secar o umbigo.
Até o sexto mês, leite materno exclusivo, lembrando que temos que colocar o bebê para arrotar, ou apresentar eructação desde a primeira mamada, mantê-lo de 15 a 20 minutos em pé apoiando suas costas e batendo com tapinhas suaves com a mão em forma de concha até que ele arrote. Nas primeiras semanas, pode ser um arroto sutil e inaudível, após pode colocar o bebê no berço de barriga para cima, ele possui reflexo caso aconteça regurgitação.
As principais diretrizes para uma alimentação complementar são:
- Dos 6 aos 12 meses, amamente frequentemente e ofereça comida de três a cinco vezes ao dia.
- Dos 12 aos 24 meses, amamente com frequência e ofereça a mesma comida que ao resto da família, cinco vezes ao dia.
- A partir dos 24 meses, continue com a amamentação, desde que seja da vontade da mãe e da criança, e ofereça a mesma comida que ao resto da família, cinco vezes ao dia.
Comece pelas frutas: devem ser servidas inicialmente amassadinhas e em porções adequadas para um bebê; se atente se o bebê a presente algum processo alérgico a essa fruta, para isso, dê ao menos 2 ou 3 dias a mesma fruta.
Almoço: após um mês de papinhas doces, podemos introduzir a papinha salgada.
Os sucos não são tão indicados, pois não estimulam a mastigação, prefira as frutas amassadinhas ou papinhas de frutas caseiras.
Evitar a oferta de leite quando acabar a refeição, pois ele prejudica a absorção do ferro presente nos nutrientes.
Jantar: espera um período entre 2 a 4 semanas para introduzir o jantar. No jantar, podemos acrescentar grãos como arroz, feijão e lentilha.
A idade de recém nascido dura até o 28 dia de vida, após esse período até o bebê completar seu primeiro ano de vida ele é chamado de lactente.